Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)

O Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) foi desenvolvido pelo psicólogo Reuven Feuerstein (1921-2014) e tem como objetivo o desenvolvimento das funções cognitivas por meio da mediação. O programa é baseado na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada. Além do PEI Standard, que pode ser utilizado com crianças, adolescentes, adultos e idosos, o Instituto Neuropotencial conta com o PEI Básico.

O PEI Básico favorece as funções cognitivas, principalmente na etapa inicial da vida (crianças a partir dos 4 anos). O Programa é direcionado para indivíduos não alfabetizados e/ou com dificuldades de aprendizagem, para pessoas com algum comprometimento neurológico, assim como na deficiência intelectual e reabilitação de processos cerebrais degenerativos. Para a aplicação e o uso do PEI é necessário que o profissional receba treinamento por instituição autorizada pelo Instituto Feuerstein (Israel) e que revalide sua licença de atuação por meio de treinamento contínuo.

O Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) foi desenvolvido pelo psicólogo Reuven Feuerstein (1921-2014) e tem como objetivo o desenvolvimento das funções cognitivas por meio da mediação. O programa é baseado na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada. Além do PEI Standard, que pode ser utilizado com crianças, adolescentes, adultos e idosos, o Instituto Neuropotencial conta com o PEI Básico.

O PEI Básico favorece as funções cognitivas, principalmente na etapa inicial da vida (crianças a partir dos 4 anos). O Programa é direcionado para indivíduos não alfabetizados e/ou com dificuldades de aprendizagem, para pessoas com algum comprometimento neurológico, assim como na deficiência intelectual e reabilitação de processos cerebrais degenerativos. Para a aplicação e o uso do PEI é necessário que o profissional receba treinamento por instituição autorizada pelo Instituto Feuerstein (Israel) e que revalide sua licença de atuação por meio de treinamento contínuo.

Programa de Estimulação da Atenção (PEA)

O Programa de Estimulação da Atenção (PEA) dos autores Rafael Silva Pereira e Sara Costa é fundamentado em exercícios que podem ser realizados de maneira presencial ou em sessões por teleconferência, com vistas ao desenvolvimento de crianças e adolescentes com Déficit de Atenção.

O PEA é um programa validado em população brasileira. De acordo com os autores, o PEA é capaz de:

  • potencializar a atenção;
  • aumentar a concentração;
  • controlar os impulsos;
  • potencializar a reflexão;
  • desenvolver a capacidade para adiar a resposta
  • desenvolver o autocontrole;
  • desenvolver a capacidade para observar e analisar cuidadosamente detalhes;
  • aperfeiçoar o uso de estratégias de observação, de resposta e de resolução de problemas;
  • aperfeiçoar as estratégias de autoaprendizagem.

O Instituto Neuropotencial conta com Capacitadores PEA.

Fonte: https://www.qualconsoante.pt/.
Pereira, R. A. S.; Costa, S.; Pereira, V. Contributo do Programa de Estimulação na Atenção – PEA – para Alterações Atencionais em Alunos com TDAH. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. volume 34, 2017.

Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL)

O Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) baseado na teoria do especialista em psicologia do desenvolvimento, Alexander Romanovich Luria (1902-1977), visa trabalhar as dificuldades dos pacientes por meio de exercícios motores e cognitivos.

O programa foca aprimorar a atenção, o controle de impulsos, a memória, dentre outras funções cognitivas.

Neurofeedback

O Instituto Neuropotencial oferece como recurso de treinamento cognitivo, o neurofeedback. O Neurofeedback é um treinamento comportamental, por meio de um computador que permite ao paciente autorregular aspectos da atividade cerebral.

O neurofeedback se concentra, principalmente, em melhorar o autocontrole sobre os padrões de atividade cerebral. Isso é obtido por meio da medida da atividade da eletroencefalografia (EEG) enquanto o paciente realiza uma tarefa, geralmente um simples jogo de computador, que modula o desempenho e o recompensa de acordo com mudanças específicas no padrão EEG. Os estudos mais recentes contemplam efeitos do neurofeedback em esquizofrenia, TDAH, habilidades verbais e sociais. No Instituto Neuropotencial o neurofeedback é utilizado como mais um recurso que compõe a estimulação cognitiva.

 

FALTA EM ATENDIMENTOS AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA.

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Neuropsicologia é a especialidade em Psicologia que institui que a(o) Neuropsicóloga(o) atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento. Com embasamento teórico advindo das Neurociências, e da prática psicológica clínica, os profissionais fazem uso de instrumentos especificamente padronizados para a avaliação das funções neuropsicológicas. No instituto Neuropotencial há utilização de instrumentos padrão ouro para avaliação de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.