Psicopedagogia | Neuropsicopedagogia

O processo de avaliação psicopedagógica/neuropsicopedagógica inicia-se pela entrevista inicial gratuita com a família, para relato da queixa, seguida da anamnese. A anamnese é uma entrevista que pode durar duas horas; e é elaborada para compreender desde a concepção da criança e/ou adolescente até o momento da entrevista. Assim, com o apoio de materiais de avaliação validados cientificamente em população brasileira, é possível traçar o raciocínio clínico e a hipótese diagnóstica.

Durante o processo de avaliação, uma visita à escola é necessária para a compreensão das dificuldades de aprendizagem apresentadas. Após a avaliação, que pode durar de 6-12 sessões, é realizada a devolutiva dos resultados aos pais e à escola. Somente após a avaliação é que se inicia o processo de intervenção. Este processo possui objetivos claros de curto, médio e longo prazos. Os objetivos podem ser reestruturados de acordo com o desenvolvimento da criança e /ou adolescente.

O Instituto Neuropotencial avalia e intervém nas dificuldades e transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia, disortografia e disgrafia, assim como em outros transtornos que podem dificultar o processo de aprendizagem como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), dentre outros. Também, trabalhamos com Altas Habilidades e Superdotação, bem como com deficiências: intelectual, visual, auditiva e com surdos.